top of page

Você está vivendo em um estado de sobrevivência se não estiver construindo o seu próprio negócio



Fazer dinheiro é uma habilidade, e não um golpe de sorte. Isso já está bem claro pra qualquer dono de empresa e para grande maioria de empreendedores iniciantes como eu.


Sorte é um conceito usado para explicar a falta de conhecimento de princípios e sistemas. Uma vez que você entende o sistema de fazer dinheiro, você consegue replicá-lo o quanto quiser. Neste post eu vou explorar exatamente quais são os passos para que você entenda este sistema.


Agora, abrindo o jogo, não fui eu que deescobri este sistema. Eu tenho uma média de leitura de 40 livros por ano comparada a 60 livros por ano dos maiores CEO's do mundo e eu diria que 90% desses livro que eu leio concordam com esta afirmação. Sem mais delongas, vamos ao que importa.


Valor é Percepção


Você ganha dinheiro baseado no valor que você oferece e valor é percepção.

"O lixo para uma pessoa é um tesouro pra outra", ou seja, o que é considerado valioso pra você pode ser visto como inútil para uma pessoa. No entanto, esse mesmo conteúdo/produto/oferta/conhecimento pode ter um valor inestimável para milhares de outras pessoas. Acredite, muitos precisam do que você faz.


Crie soluções para um problema biológico, pessoal, profissional ou social


Muitos negócios falham porquê querem inventar uma solução ou produto de um problema que eles nunca enfrentaram. Depois eles justificam o seu fracasso falando que “98% dos negócios não sobreviem ao primeiro ano.”


Por esta razão, e por outros aspectos que eu vou explicar mais a frente, eu defendo a estratégia de você se tornar o seu próprio nicho. Mas o que isso significa?

  • Você constrói uma audiência a partir do seu nome;

  • Você testa suas ideias com conteúdo;

  • Você transforma suas melhores ideias em produtos (físicos e/ou digitais);

  • Você melhora seu produto ou cria novos até que consiga atingir suas metas e objetivos financeiros e de mercado.


Essa linha de ação impede que você falhe porque o sucesso do seu negócio está totalmente atrelado à sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento.


O melhor caminho para alguém que está começando é aquele que é acessível e de baixo custo. Na era da internet, isso significa produtos digitais e serviços, isto é:

  • Cursos

  • Mentorias

  • Consultorias

  • Templates

  • Workshops

  • Eventos


Mas sobre o que falar? Que produto eu posso construir ou qual serviço eu posso oferecer?


Resposta Nv 1: Um prolema que você conseguiu solucionar na sua vida.


Qual esfera da sua vida você conseguiu materizar? O que você ama estudar e aprender sobre? Quais habilidades você adquiriu que te ajudaram a ter uma vida melhor ou uma carreira mais promissora? Construa um produto com base nisso.


Ensine as pessoas tudo que elas precisam saber para atingir os mesmos resultados que você obteve, ou ainda, para aqueles que acham que não conquistaram grandes objetivos na vida (o que é uma mentira) quais passos, quais ações você tem tomado para conquistar estes novos objetivos que você definiu. Registre tudo que você faz


Se você precisa de ajuda, pesquise o que outra pessoas como você estão vendendo. Você poderia criar "a mesma coisa, mas melhor?"


Construa, Empreste ou Compre uma audiência que enfrenta os mesmo problemas que você



Muitos empreendedores iniciantes, e eu com certeza me incluo nessa classe porque fiz isso anteriormente, seguem o seguinte caminho quando estão começando a sua jornada empreendedora:

1 - Constroem um produto

2 - Aperfeiçoam o produto para um padrão que lhes agrada

3 - Criam uma “marca” a partir daquele produto

4 - *As vezes abrem até um CNPJ


Mas se esquecem da única coisa fundamental para se ter um negócio. Um cliente.


Para que você entenda melhor os conceitos que vão ser passados a seguir, entenda audiência como tráfego. Então, se você possui uma audiência, o que você efetivamente consegue fazer com isso é conduzir e orientar este tráfego (não tráfico) de pessoas para as ofertas e soluções. Mas afinal, como construir uma audiência?


Existem 3 formas de distribuição:

1 - Contruída

2 - Emprestada

3 - Comprada


Você constrói audiência postando conteúdo nas redes sociais, criando vídeos para o YouTube, escrevendo o próprio blog, criando uma newsletter, estruturando a sua própria lista de emails.


Construir uma audiência é a forma que lhe trará mais alavancagem e consequentemente mais resultados. Apesar de ser a mais complexa, é a forma orientada para quem está começando por um motivo muito simples, dessa forma, você coloca o tempo a seu favor. Além disso, durante o processo de construção, você será obrigado a aprender as habilidades necessárias para fazer a sua audiência emprestada e comprada um sucesso.


Aqui não tem mistério, emprestar uma audiência acontece quando você participa ou colabora ativamente com o conteúdo de outras pessoas. Participar de um podcast, escrever newsletters para um site/blog conhecido, realizar uma participação em algum fórum que você acompanha, collabs, entre outros.


O grande benefício aqui é conseguir atingir um público segmentado e qualificado de outras empresas e profissionais.


Por fim, comprar audiência é a maneira mais rápida e facilmente metrificável de estruturar a sua rede de interessados>seguidores>clientes. Este processo acontece através da veiculação de anúncios em plataformas como Meta Ads, Google Ads, YouTube Ads, entre tantas outras onde você consegue definir os objetivos e conversões que estabeleceu para a sua marca.

Itere e Persista


Vamos fazer uma revisão do que foi exposto:


  • Entenda seus próprios desejos, desafios, dúvidas e necessidades e se estabeleça como a persona do seu negócio para poder comercializar produtos e serviços para outros indivívuos que estão na mesma fase que você;

  • Transforme habildades, conhecimentos e experiências que te beneficiaram em um infoproduto;

  • Distribua esse produto para a sua audiência que você construiu com conteúdo; e

  • Crie um sistema semanal para garantir que a sua oferta foi mostrada para toda sua audiência


Isso é tudo que você precisa.


A peça final do quebra-cabeça é o delicado equilíbrio entre iteração e persistência. É aqui que a maioria das pessoas falha. Existem 4 pontos acima. Cada um desses pontos fornece dados. Se você vê que algo não está funcionando, isso significa que é preciso testar coisas novas.


Teste novos ângulos de marketing (use a experiência pessoal para divulgar como seu produto mudou sua vida) e avalie a resposta. Teste a eficácia do seu produto na resolução de problemas na vida das outras pessoas. Teste as ideias, o conteúdo e as estratégias que você usa para construir um público. Se você não está crescendo é porque você não está testando o bastante. Sua habilidade não é alta o suficiente. Teste como, quando e com que frequência você promove seu produto a cada semana até realizar a quantidade de vendas desejada. Você não pode falhar se tiver todas as peças certas e experimentar até que funcionem. Obrigado por ler esta carta. Espero que tenha ajudado.


Fiquem com Deus

Att Fabricio Barreto

bottom of page