Esse post não é um guia de meditação, muito menos será um texto falando pra você abandonar as coisas materiais ou algo assim. No entanto, se fosse para dar um outro título, seria algo como:
"Como ser uma pessoa feliz" ou ainda;
"Como me sentir pleno em todas as áreas da minha vida".
Cada parágrafo aqui foi minuciosamente escrito e revisado para transmitir toda a informação necessária para que você possa navegar no mundo moderno. Dessa forma, tire um tempo pra leitura, anote e pratique o que será dito.
Você Foi Condicionado Para a Mediocridade
O que é "condicionamento"? Pense na academia. Você se condiciona por meio da repetição de um exercício específico. Como resultado, você constrói músculos ou uma capacidade cardiovascular mais avançada. Se você não vai à academia, o que está fazendo na verdade são ações repetitivas que resultam no oposto. Não há meio-termo, ou você está crescendo ou se deteriorando. Pequenos aumentos de músculo, pequenos aumentos de gordura, pequenas diminuições de músculo, pequenas diminuições de gordura. A repetição frequentemente passa despercebida.
O condicionamento cultural e natural é o seu grande inimigo. Ele é gerado por vieses, crenças, visões, relações, criando um ruído na sua mente que te impede de pensar efetivamente. Tudo isso parece natural justamente pela quantidade de vezes que ocorre ou melhor, pela repetição desses ruídos.
Separando o Ser do Tornar-se
Você não é aquilo que você fala ou aquilo que você quer, você é aquilo que você faz (repare que o verbo está no presente). No entanto, a fim de se tornar essa pessoa capaz de fazer tudo que quer, precisamos nos autoatualizar. Ir à academia, iniciar um negócio, ganhar independência e cultivar nossa mente. Para se autoatualizar, devemos jogar o jogo da vida. Para jogar o jogo da vida, devemos primeiro criar uma espécie de personagem de maneira consciente, não através do condicionamento cultural. Mas através do Condicionamento Consciente.
Quando crianças, nós não carregavamos conosco os ruídos que comentei no parágrafo posterior, dessa forma, tudo parecia mais claro, mais fácil de ser alcançado. No entanto, com o passar do tempo, fomos criando uma lente na nossa visão que gerou uma miopia entre realidade e conceito.
O objetivo dessa leitura é fazer com que nos tornemos conscientes dessa separação de forma a preencher esta lacuna. A lacuna entre a realidade e os conceitos. Deus e a palavra "Deus". Natureza e fabricação. Imaterial e material. Luz e escuridão. Amor e ódio. Verdade e falso. Remover as percepções que não lhe servem para que suas ações sejam intrinsecamente orientadas (mais próximas da Verdade) - não extrinsecamente atribuídas (obstrução da Verdade).
Remova a obstrução de sua mente e você terá sabedoria. Remova a obstrução de seu coração e você terá amor.
Você deve perceber que seu personagem (quem você está se tornando) está lá para servi-lo. Que suas crenças são maleáveis. Que seus pensamentos negativos podem se tornar positivos, mais próximos da Verdade, a qualquer momento. Devemos criar o personagem através da repetição de pensamentos, crenças e ações positivas para nos mover em direção a resultados positivos em nossa vida.
Isso permitirá que você atraia e construa coisas que resultem em dinheiro, significado, saúde e outras coisas que foram mascaradas por percepções defeituosas. Permitindo que você eventualmente transcenda e transmita seus valores.
O Processo de Condicionamento Consciente
Através do condicionamento consciente, você cria sua própria "lente" para ver o mundo, percebe as coisas com mais precisão e "atualiza" sua programação mental. Você pode ser condicionado culturalmente ao fracasso e à mediocridade, ou pode condicionar conscientemente seu personagem para resultados favoráveis. Programar ou ser programado.
A estrutura é fundamental, mas as distrações ainda virão. É impossível evitá-las. Este processo ajudará você a navegá-las e a transformar energia negativa em positiva.
Você estará condicionando seu foco em algo positivo para que esse processo se torne um hábito. Levou anos para que seus processos de pensamento atuais fossem solidificados, então adote essas técnicas como uma prática ao longo da vida.
Este é um processo de 4 etapas:
1 - Pausa
Quando um pensamento surge em sua mente, pause antes que esse pensamento se torne emoção, crença, característica ou reação. Isso requer prática.
Se o pensamento se tornar imediatamente negativo, direcione seu foco para suas "âncoras". Âncoras são locais para direcionar seu foco para neutralizar e transformar sentimentos e emoções negativas em neutros ou positivos.
A respiração é a âncora mais comum. Ela é gratuita, abundante e totalmente disponível para você. Alguns agendam isso através da meditação de atenção plena. Você pode direcionar seu foco para a respiração a qualquer momento. Outros incluem música, atividade física, banho ou até escrever um diário, ou seja, atividades que potencializem o estado de fluxo ou regulação do estresse.
2 - Questionamento
Faça a si mesmo perguntas que revelarão a verdadeira natureza do pensamento que você está tendo naquele momento.
"Por que estou pensando nisso?"
"Este é um pensamento que já tive antes? Para onde isso me levou?"
"Isto é racional? Deve ser energizado?"
Deixe que as perguntas levem a mais perguntas. Isso aumenta a consciência e pode dissolver problemas em potencial imediatamente.
O próximo melhor método para fazer isso é através do registro CC (condicionamento consciente). Colocar seus pensamentos no papel. Escrever as perguntas e respondê-las ali mesmo. Este é um hábito crucial a ser desenvolvido. Ter seus pensamentos no papel proporciona alívio imediato. É uma prática incrível de autoconsciência.
3 - Objetificação
Compreenda que esse pensamento ou reação negativa que você descobriu, não é parte de você. É um objeto. Uma entidade separada. Só ganha vida quando recebe foco. Uma ferramenta que pode ser usada para a destruição ou criação de seu personagem.
Escreva isso junto com seus pensamentos.
4 - Reprogramação
Agora você quer transformar o negativo autodestrutivo em um positivo autocriativo de maneira consciente. Algo que o empurrará para um resultado ótimo, sua visão, metas e prioridades.
Aqui estão alguns modelos práticos para isso:
Culpa para gratidão - Jocko Willink sentiu-se culpado por deixar sua equipe enquanto estava no exército. Ele teve que condicionar conscientemente essa crença negativa em gratidão por poder ir para casa.
Fracasso para sucesso - Entender que um fracasso é feedback. É um degrau na escada do sucesso.
Adaptação para curiosidade - Em vez de ter uma mente fechada para uma oportunidade que se apresenta (a maioria das oportunidades de negócios online, esse processo de condicionamento consciente, etc.), tenha uma mente aberta e pergunte "o que aconteceria se eu tentasse isso?"
Todos nós nos envolvemos nos detalhes técnicos da vida quando, na realidade, eles não significam nada. Detalhes técnicos resolvem problemas técnicos. Você não é técnico. Você é consciência agrupada que pode nunca ser completamente compreendida.
Dessa forma, fuja ao máximo de atribuir um milhão de detalhes técnicos aos seus pensamentos durante o dia. Busque ao máximo atingir um fluxo de pensamento saudável que gera uma vitória a cada dia. Ao se posicionar neste patamar de vitória, todos os dias você terá sucesso, mesmo que em uma pequena conquista. Esse movimento te posicionará num expiral positiva, subindo os degraus do seu nível emocional e te colocando no topo.
Espero ter ajudado de alguma forma =]
Fabrício Barreto