top of page

Necessidade de criar algo vs O medo de tornar isso público



Há cerca de um ano atrás eu comecei a atuar como closer em uma das maiores Agências de Marketing de Recife, eu tinha 0 experiência e não gostava nenhum pouco da área de vendas.


Apesar disso, aceitei o desafio e resolvi encará-lo da melhor forma. Um ano depois e com um resultado de mais de 400k em vendas recorrentes resolvi seguir um caminho um pouco diferente que foi passar a dar mentoria tanto na área de vendas como no desenvolvimento e implementação de funis comerciais para profissionais autônomos e pequenas e médias empresas.


O engraçado é que, apesar de ter um resultado claro e já ter clientes ativos na minha mentoria, eu ainda me sinto travado, seja na produção de conteúdo, seja em “perder o medo” de me posicionar de maneira profissional.


Mas da mesma forma que anteriormente eu resolvi dar um passo além da minha zona de conforto e pude colher muitos frutos, estou tentando fazer isso novamente vindo aqui e contando essa história.


Os pontos-chave que me fizeram dar esse passo foi entender que:

  • Você não é aquilo que você quer ou que você fala, você é aquilo que você faz ( e o que você faz é diretamente proporcional à influência e impacto que você causa na vida das pessoas);

  • Chega um momento que a recorrência sem atitude não vale de nada. Por isso o lema do Bruno Guerra: “Ação, Atitude, Abundância”.

  • A zona de conforto é uma merda.


E por mais simples que possa parecer, eles foram fundamentais pra me tirar da minha condição naquele momento e me abrir uma oportunidade e um resultado que eu nunca imaginava.


Acho que esse é o post mais curto que eu fiz até agora, mas a quantidade de palavras aqui não representa a dimensão da mudança que isso causou na minha vida e acredito que possa causar na sua.


Como sempre, vou finalizar o meu post com um framework de como você também pode mudar a sua situação atual e conseguir atingir seus objetivos dentro das esferas que você considera relevantes ou quer começar a praticar na sua rotina.


Defina objetivos claros a médio e longo prazo


Curto prazo NUNCA funcionou pra mim. Provavelmente isso é mais um defeito do que uma qualidade porque acredito que a causa de não conseguir atingir resultados a curto prazo sejam, em sua maioria, culpa do meu perfeccionismo (que eu ainda estou trabalhando). No entanto, já obtive grandes resultados a médio e longo prazo e, como alguém que já passou por isso, posso te dizer que, quando o resultado aparece, ele é absurdo. Portanto, eu sempre foco naquilo que pode me trazer um resultado massivo e, se vale de alguma coisa, te oriento a buscar o mesmo.


Trace as metas necessárias para atingir estes objetivos


Você sabe a diferença entre metas e objetivos? Metas representam as etapas para se atingir um grande objetivo com um prazo maior de tempo e que normalmente exige uma quantidade maior de esforço.


Por exemplo, se um objetivo que você tem é emagrecer 10 kg no próximo mês, algumas das metas que você poderia praticar seriam:

  • Ir na academia pelo menos 4x por semana;

  • Praticar uma atividade aeróbica todos os dias;

  • Diminuir ou eliminar maus hábitos de alimentação a cada dia.

Todos esses itens colaboram para que, ao final de um prazo estabelecido, você consiga atingir seu objetivo de emagrecer os 10kg.


Entenda seu 80/20


O Princípio de Pareto é mais importante do que parece. Não vou ficar me delongando na história de como esta relação surgiu, mas em resumo, aceite o FATO de que 80% dos seus resultados vêm de 20% das atividades que você executa (ponto final).

O que eu quero trazer pra você na última etapa deste framework é que você precisa econtrar os seus 20%. Esse é o grande desafio. E não há outra forma de encontrá-los se não testando, iterando, analisando sendo fiel ao objetivo que você estabeleceu anteriormente.


Com o tempo, você vai notar que essa métrica varia constantemente. Conforme você avança nas esferas da sua vida, o que antes te proporcionava um resultado, devido a recorrência e intenção que você depositava, posteriormente terão que mudar (normalmente a intenção/atitude d atividade). Não se sinta pressionado, é o passo que as pessoas tem mais dificuldade justamente porque é o que destrava os seus resultados.


Espero ter te ajudado de alguma forma =]

Fabricio Barreto

bottom of page