Ao ler uma postagem de um blog certo dia, acabei refletindo sobre como a sociedade tem encontrado dificuldades com o efeito "overthinking".
Esse "barulho" constante na cabeça, seja ele atrelado a atividades a serem executadas ou até mesmo a preocupações do dia a dia consome grande parte da nossa capacidade cerebral, o que além de nos deixar estressados, acaba ocupando o espaço de um pensamento mais direcionado para nossos objetivos a curto e a longo prazo.
No entanto, de acordo com a maioria dos estudiosos de espiritualidade e filosofia, é fundamental que aprendamos como silenciar nossa mente.
"Silenciar a mente" pode parecer impraticável. Como se isso prejudicasse nosso progresso e busca pelos nossos objetivos. Mas não é bem isso que acontece.
Aqui está o motivo:
Neste post, falarei muito sobre o inconsciente. Reações, crenças, vieses, comportamento e energias negativas. Essas "forças" influenciam diretamente nosso subconsciente o que, por consequência acaba atingindo o nosso pensamento consciente. Assim, o objetivo desse post é que, ao término, você seja capaz de compreender e trabalhar melhor essas alavancas de comportamento de forma a utilizá-las a seu favor.
Quanto mais conselhos de produtividade ouço, mais percebo que as pessoas estão tentando escapar do fluxo da natureza. Forçar em vez de fluir. Isso me levou a uma profunda reflexão na semana passada. Meus pontos mais produtivos na vida são aqueles em que:
Sigo minha intuição e curiosidade
Tomo a decisão consciente de me entregar completamente
Tenho experiência que combina com o desafio
Tenho clareza na execução do projeto
Mantenho o impulso até a conclusão
Apesar de ter produto criados pra isso, particularmente, não uso esses "truques de produtividade", o próprio trabalho para mim se tornou parte do meu dia a dia de uma maneira natural e prazerosa. Eu quero estar ali, eu quero estar evoluindo, não há uma guerra interna entre sossego e trabalho, eu simplesmente deixo fluir.
Isso não elimina a utilidade dos truques modernos de produtividade. Isso é uma observação de múltiplos ciclos de vida que levaram a um crescimento exponencial. Há mérito em estruturar seu trabalho, mas eu estaria mentindo se dissesse que a qualidade do meu trabalho era maior quando eu tentava forçá-lo.
Minimalismo Mental
O objetivo de tudo isso é ajudá-lo a entender o conceito de tempo psicológico. O passado, o presente e o futuro. Ao pensar, você está dividido. Seu ser está no presente, mas sua mente está no passado familiar ou no futuro previsível. É onde todos os problemas percebidos existem. Vivemos as mesmas experiências dolorosas e negativas porque elas são familiares. Já as experimentamos antes. Isso causa reações negativas, vieses e crenças. O pensamento, nesse caso, deve ser moderado da melhor maneira possível e ainda mais moderado através da prática ao longo da vida.
Na situação ideal, não pensaríamos muito. Quase nada. Mas a sociedade foi estruturada de tal forma que requer pensamento e educação para funcionar dentro do sistema. O tempo psicológico pode torná-lo um escravo desse sistema. Isso foi perpetuado graças à internet. Os problemas de saúde mental estão em alta, pensar e fazer devem ser equilibrados.
Observação: Ler, escrever, socializar, ouvir e criar não são sinônimos de pensamento. Na verdade, o pensamento muitas vezes retira a qualidade dessas experiências. Você está envolvido com o momento presente quando está conversando com alguém? Ou está impedido de uma conexão profunda por criar problemas em sua cabeça?
Devemos pensar estrategicamente. Devemos moldar nosso foco através da Hierarquia da Criação. Ao escrever sua visão, metas, valores e prioridades, seu subconsciente seguirá o exemplo. Você se moverá naturalmente em uma direção positiva quando se envolver com o momento presente. É onde ferramentas como visualização, afirmação e outros métodos de pensamento estruturado se tornam úteis.
Essas técnicas não apenas podem ser usadas para acessar a energia de um futuro potencial - não previsível -, mas também eliminam a necessidade de pensar nas oportunidades que se alinham com você. Elas são uma referência em sua memória que permite o reconhecimento de padrões entrar em jogo. Você saberá (a partir de um sentimento de entusiasmo) o que deve perseguir.
Compreenda que você não precisa pensar para agir. O pensamento muitas vezes diminui a qualidade da ação. Não é preciso pensar quando você está conectado à Inteligência Infinita - a raiz de todo conhecimento - que a sociedade moderna construiu e usou contra nós.
A Fórmula do Fluxo
Quando você molda seu foco, o que significa pensar menos, você cria o potencial para acessar o estado de fluxo. Fluir com a vida em vez de resistir a ela. Existem graus de fluxo que você pode alcançar. O momento presente oferece acesso instantâneo a um grau de fluxo. O ato de criação oferece acesso a um grau mais alto de fluxo. Aqui estão alguns pontos que devem ser considerados quando queremos atingir ou aumentar o nosso estado de fluxo:
Curiosidade - você deve estar aberto e atento ao que atrai e mantém sua atenção alinhado aos seus interesses.
Objetivo - uma meta de curto a longo prazo, projeto ou visão. Escreva isso e lembre-se disso, mas não pense muito. O desafio de alcançar esse objetivo deve estar ligeiramente acima do seu nível de habilidade.
Clareza - metas em direção à sua visão e tarefas em direção a suas metas. Se você não tem certeza das etapas a seguir, deve se educar. Eu ensino como você pode ter essa clareza de etapas na minha mentoria. Entre em contato se quiser saber mais.
Intenção - aquilo para o qual você está se esticando. Você está se esticando em direção ao desafio que o objetivo apresenta.
Ação - ação simplificada. Não pense além do primeiro passo. Dê o primeiro passo a partir de um lugar de inspiração (criado pelos passos anteriores).
Tudo isso é implícito na Hierarquia da Criação. Se você tiver isso em mente, não precisará pensar muito. Lembretes, reflexões e refinamentos pela manhã e à noite serão suficientes.
Fiquem com Deus! Fabricio Barreto.